Muito além da Beleza: projeto ensina mulheres cegas a se maquiarem em São Paulo

0
Mulher cega aprende a se maquiar com curso do Jacques Janine - Divulgação

Muito Além da Beleza chega à 7ª edição; aulas têm início dia 27 de março e vão até 24 de abril de 2019

O projeto Muito Além da Beleza, criado com o objetivo de elevar a autoestima de mulheres cegas e com baixa visão por meio do ensino de técnicas de automaquiagem, chega à 7ª edição, com uma nova turma de 15 alunas. O curso foi criado com o objetivo de proporcionar autonomia e independência para que mulheres com cegueira e baixa visão possam produzir sua própria make, com dicas de escolha de cores até a aplicação dos produtos.

Planejado a partir de uma ação de parceria entre Sandra Tacla e Henrique Malveis, da Tacla Consultoria de Comunicação, a rede Jacques Janine e a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, o Muito Além da Beleza já formou gratuitamente mais de 60 mulheres, desmistificando estigmas e preconceitos para a valorização da beleza individual das participantes.

Leia mais:
Ela deu um basta na gordofobia, pediu demissão e virou empresária de moda (para mulheres gordas)

As aulas, que terão início no dia 27 de março e irão até 24 de abril, ocorrerão todas às quartas-feiras, das 9h às 11h, na sede da Laramara (rua Conselheiro Brotero, 338, Barra Funda), na zona oeste da capital, sendo divididas em cinco módulos, que incluem aulas práticas de preparação da pele, funcionalidade dos produtos, combinação de cores, truques de como delinear os olhos, esfumar a sombra e segredos para aplicar cílios postiços – para isso serão utilizados produtos identificados com texturas diferentes, braille ou tipos ampliados para pessoas com baixa visão, que serão doados pela patrocinadora Vult Cosmética e pela apoiadora KISS New York. O curso ainda contará com a participação da digital influencer Mariana Saad no dia 17 de abril, para que as alunas possam tirar suas dúvidas sobre make.

Coordenado por Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem do Jacques Janine, o Muito Além da Beleza conta um time de make-up artists voluntárias da rede. “É incrível ver como essas mulheres aceitam esse desafio de aprender a fazer a própria maquiagem – algo muitas vezes difícil até para quem tem a visão perfeita. É preciso muito treino e esforço para decorar os movimentos, mas elas não desistem até que a automaquiagem se torne um hábito e as técnicas fiquem automáticas. A diferença da primeira para a última etapa é gritante, e é emocionante e inspirador observar a evolução e determinação delas”, relata a maquiadora.

“O projeto está entrando em seu 4º ano de existência e nesses anos, vimos um resultado bastante positivo com mulheres com deficiência visual de idades variadas, que aprendem a se maquiar, conhecer melhor seu rosto e tipo de pele, sabendo utilizar de forma mais adequada os produtos. Ele complementa o trabalho de Atividades de Vida Autônoma, oferecido na instituição e, ao final de cada turma formada, verificamos uma grande satisfação das alunas diante de suas mudanças, valorizando ainda mais sua apresentação pessoal”, comenta Cecília Maria Oka, Coordenadora do Programa do Jovem e do Adulto, da Laramara, onde ocorre o projeto.

O Muito Além da Beleza foi vencedor do Prêmio Cabelos&Cia 2018 na categoria Responsabilidade Social.

Siga o Blog Barbarela no Instagram
Siga o Blog Barbarela no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here