Feminismo - Creative Commons

O feminismo é, segundo o dicionário Houaiss, uma doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade. É, também, um movimento que milita neste sentido, uma teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos, além de uma atividade organizada em favor dos direitos e interesses das mulheres.

Leia mais:
Pela 1ª vez na história, mulher narra jogo de abertura da Copa

De certo sabemos que o feminismo não é novidade na sociedade, embora tenha se tornado mais popular – no consumo informativo, eu diria, há poucos anos.

Como tudo começou?

A dramaturga Olympe de Gouges organizou, na França revolucionária de 1791, junto a outras mulheres, uma resposta à Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, feita dois anos antes.

A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã pedia direito ao voto e à propriedade e acesso às instituições políticas. De Gouges foi guilhotinada em 1793, sob o argumento de ter traído a natureza de seu sexo.

A luta das mulheres no país europeu ganhou força entre os séculos 18 e 19, quando o direito ao voto entrou na pauta de discussão entre as mulheres da época.

Em 1918, quando o voto feminino foi legalizado no Reino Unido. Um ano depois, os EUA seguiram o exemplo.

Aqui no Brasil, o direito ao voto é ainda mais recente, datado de 1932.

A luta por EQUIDADE de gênero (prefiro me referir assim) foi, ao longo do tempo, se deparando com novos temas de interesse feminino – o fim da violência sexual, descriminalização do aborto, combate à jornada dupla de trabalho, igualdade salarial, entre outros.

Desafios

O movimento feminista, apesar de ter conquistado avanços como o direito ao voto, a implantação de delegacias especializadas e a inserção da mulher no mercado de trabalho, ainda possui muitos desafios para superar:

Como a violência de gênero, principalmente o feminicídio, e a disparidade nos cargos e remu

O que é feminismo para você?

O Blog Barbarela, em conjunto com a ilustradora Catarina Magalhães, realizaram no dia 8 de março um concurso e sorteio em que pedíamos para nossas seguidoras responderem: o que é feminismo para você.

As oito melhores respostas de cada perfil participaram de um sorteio. Duas meninas vão ganhar uma ilustração desenvolvida pela Catarina. Abaixo você lê os melhores posts que recebemos nas “perguntas” do Instagram:

@jujufreitasce: Feminismo é luta, libertação e consciência. É poder ser quem você quer ser

@pavanjeh: Feminismo é ser resistência, ser livre, é lutar para ter o direito de ser quem somos

@vanessabrocardo: Feminismo é a união das mulheres na luta diária por igualdade e respeito. Conscientização do nosso poder!

@musacarol: Mulheres empoderadas, que agregam valores políticos e social em prol da igualdade

@aniinha_carol: Feminismo é uma luta diária para tentar mostrar o óbvio para a nossa sociedade

@suhroman: Feminismo é também reconhecer seus privilégios de classe e entender que dentro dele precisa existir um recorte que acolha as mulheres negras.

@agnes.rc (GANHADORA) : Pessoas que querem ser tratadas como pessoas independentemente de qualquer coisa

@gordaemae: É liberdade, igualdade e a possibilidade de viver e ser mãe, principalmente de uma menina

@patireis_arquiteta: “Feminismo é lutar contra a cultura machista. É fazer com que as mulheres sejam respeitadas. É isso! ;)”

@anapcliz: “Rosa Luxemburgo já dizia: Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. Feminismo é isso.”

@larabelasartes: um mundo melhor, junto de mulheres e homens, 50/50 ;)”

@_rabbitheart: “Feminismo é a luta e o caminho para a igualdade. A recusa a se submeter ao que foi imposto.”

@isabelletfm: “É defender os direitos e deveres das mulheres.”

caroleiteg: “Feminismo é liberdade, empatia e união. É a coisa mais linda ver o acolhimento que o movimento provém às mulheres que sofrem violência de qualquer tipo. É incrível ver o empoderamento que o feminismo deu às mulheres negras… Enfim, o feminismo representa tantas coisas, que fica difícil definir em 3 linhas. O feminismo é o amor e a empatia que falta na nossa sociedade ♡”

@elianemartins: “Direitos e igualdade! Igualdade em relação aos homens, como por exemplo no trabalho.”

@myieire (GANHADORA): “É a força que ajuda a descontruir o preconceito, e a empoderar a mulher. É o que extingue limites e definições, permitindo a mulher ser quem, e o que, quiser.

Com informações de:
– Super Interessante
– Houaiss
– Mundo Educação

Siga o Blog Barbarela no Instagram
Siga o Blog Barbarela no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here